Notícias

Visitas formativas nas Obras Sociais da BMM promove ações em sinodalidade

Os encontros contaram com a participação de 150 educadores, promovendo um acompanhamento dos serviços oferecidos nas dimensões Pedagógica, Social e Carismática.

Os passos dados em conjunto fortalecem a caminhada e tornam a sinodalidade uma realidade concreta, promovendo vida e transformação. Entre os meses de junho e outubro de 2024, a Irmã Dircione Amorim, Coordenadora Inspetorial de Ação Social da BMM, realizou visitas formativas nas Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e execução do Projeto Socioeducativo Pastoral, desenvolvido de forma colaborativa durante o processo do Pró-Rede, que contou com reuniões on-line, presenciais e visitas às Obras para diagnóstico do território e das atividades realizadas.

Durante as visitas, uma dinâmica especial foi adotada, permitindo que as equipes das 13 Obras, totalizando 150 participantes, pudessem refletir, interagir e avaliar suas ações. Foi um momento rico de escuta e participação, em que cada Obra pôde analisar suas práticas e desafios. Todas as Obras estão executando o Plano de Ação padronizado, que possui objetivos gerais e específicos e ações comuns. No entanto, a forma e o ritmo de execução variam conforme as particularidades e realidades de cada Obra, respeitando o contexto local.

Essa uniformização do Plano de Ação permitiu uma proposta que abrange todas as áreas e atividades das Obras Sociais, promovendo um acompanhamento mais estruturado. A iniciativa possibilitou que todos e todas trabalhassem de mãos dadas, profissionalizando ainda mais os serviços oferecidos nas dimensões Pedagógica, Social e Carismática. É fundamental que sejamos guiados pelos passos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, pois a sinodalidade entre todos e todas permite uma caminhada conjunta em Missão, fortalecendo nossa identidade salesiana e nosso compromisso com a formação integral das crianças, adolescentes e jovens atendidos.

Ao final das visitas, foi realizada uma avaliação das conquistas, dos avanços e também das fragilidades em cada uma das Obras. O sentimento que fica é de gratidão pela acolhida fraterna, pelo profissionalismo e entusiasmo de todos que, com dedicação, contribuem para a Missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Que Maria Auxiliadora continue sendo nossa Mãe e Mestra, viva em nossos corações, guiando-nos em nossa caminhada.

Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello e Coordenação Inspetorial de Ação Social.

Visitas formativas nas Obras Sociais da BMM promove ações em sinodalidade (12 Fotos)